Cachorro pode tomar outros líquidos além de água?

Em dias de sol, é possível notar que os pets sentem muito mais sede, o que é normal. No entanto, a pergunta de muitos tutores é em relação a qual tipo de líquido podem oferecer além da água.

Mesmo com o calor, se o seu cachorro tem um perfil mais agitado, certamente sempre estará com sede. Eles brincam, correm de um lado para o outro, pulam e depois voltam pedindo água. Mas nestes casos, o que é recomendado oferecer para o seu pet, sem que prejudique a saúde dele? É o que vamos abordar a seguir!

Qual a melhor bebida para oferecer ao cachorro?

A água sempre será a melhor escolha, mesmo que o dono queira diversificar, não há nada mais seguro e mais saudável do que a água. Ela é fundamental para sustentar a vida e a saúde dos pets.

A água fresca é ainda mais importante durante períodos de clima extremo. Procure sempre observar sobre o abastecimento de água do seu cão durante o verão e o inverno. Uma vez que os cães têm capacidade limitada de suar e respirar, e usa uma grande quantidade de umidade interna, eles devem ter acesso constante à água para ajudá-los a regular o calor do corpo.

Os cães podem beber suco de frutas frescas em pequenas quantidades, incluindo suco de maçã e suco de laranja. Qualquer suco de fruta para um cão deve ser livre de açúcar adicionado ou outros ingredientes. Seria uma ideia muito melhor dar ao seu cachorro um pedaço de maçã fresca do que arriscar um suco que não é realmente apenas um suco. A maioria dos alimentos para cães de alta qualidade já contém ingredientes com frutas para melhorar a nutrição do seu cão.

A água de coco também pode ser uma outra alternativa de bebida para os pets, pois pode ajudar na hidratação. Além disso, possui vitaminas e minerais que são muito benéficas para à saúde dos cães. Lembrando que a água natural não deve jamais ser substituída por nenhum outro líquido!

Quais líquidos evitar:

O leite não é recomendado

Muitos cães não possuem enzimas adequadas para quebrar a lactose, o açúcar do leite. As pessoas intolerantes à lactose também não possuem essas mesmas enzimas. Sem a presença de enzimas para quebrar a lactose, ela permanece não digerida e fermenta no intestino. Isso causa diarreia e um estômago irritado.

Chá

O chá ou qualquer outra substância com cafeína não é recomendada. A intoxicação por cafeína gera riscos para a saúde dos pets. Como os cães geralmente têm muito menos peso do que os humanos, a cafeína pode afetar negativamente podendo ocasionar muitos problemas.

Gatorade

Nem tudo o que é bom para você, poderá garantir os mesmos benefícios para o cão. Desse modo, evite oferecer bebidas com suplementos vitamínicos e minerais. O organismo dos pets é capaz de suportar apenas uma certa quantidade de vitaminas e minerais, e quando ingerem a mais do que o recomendado, pode ser prejudicial.

O Gatorade contém um nível muito alto de açúcar, o que para cães diabéticos pode ser um grande perigo.

O que os cães podem beber? Os cães são curiosos, gostam de experimentar tudo, o que significa que eles vão ingerir – comer ou beber – qualquer coisa que colocar à sua frente ou deixar ao alcance.

Porém, é preciso que o tutor do pet fique atento, pois qualquer líquido que deseje dar ao cachorro deve antes ser indicado por um veterinário, para certificar que é seguro e que não possa causar nenhum dano ao animal. Há no mercado pet algumas bebidas que o dono do cão pode fornecer além da água, mas sempre procure uma orientação especializada se optar por dar outro líquido que não seja a água.

Cadastre seu e-mail e receba as novidades do Blog!
Signup today and receive free updates straight in your inbox. We will never share or sell your email address.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *