o que e telemedicina

Como funciona a Telemedicina

Você sabe o que é a telemedicina? Este avanço tecnológico na área da medicina tem facilitado e muito a vida de médicos e pacientes, já que ele reduz tempo de espera no diagnóstico de doenças, melhora a qualidade do atendimento, além de muitas outras vantagens.

Sendo atualmente uma realidade em todo o mundo a telemedicina foi avançando junto com a tecnologia, sendo acompanhada inicialmente por televisores, onde os médicos faziam contato à distância com seus pacientes, seguido da troca de informações via telefone fixo, celulares, passando hoje pelo universo da internet, que tem melhorado e sofisticado cada vez mais esse processo de atendimento.
O uso da telemedicina é comprovadamente vantajoso, pois ela tem beneficiado todo o processo de consulta do paciente, diagnóstico de doenças, além da troca de informações entre os especialistas em casos mais difíceis de detectar.

A gestão do hospital ou clínica também ganha tempo, já que o armazenamento de documentos, laudos e exames passa a ser todo digitalizado. Nesta mudança, o controle de documentos, exames e laudos se torna muito mais detalhado, além de garantir aos pacientes um atendimento mais eficaz e sem filas.

Como funciona a telemedicina?

Hoje temos 3 bases fundamentais que englobam a telemedicina. São elas:

Educação

Os estudantes da medicina tem se beneficiado muito deste avanço inteligente,  já que os estudos e trocas de informações à distância tem sido muito mais simplificados. Estudar a medicina com o apoio dos meios eletrônicos permite que informações como exames, laudos e prontuários sejam acompanhados até mesmo no momento em que está sendo realizado. Algo que há pouco tempo atrás era inimaginável.

Assistência médica

Também tem sido muito mais simples o processo de atendimento com este avanço tecnológico. Hoje já é possível que o especialista da área se comunique com o paciente através de softwares ou até mesmo comunicação direta.

Consultas também podem ser feitas através da internet, além de segunda opinião de médicos de outros lugares, onde outro profissional pode ajudar em determinado processo.

Emissão de exames e diagnósticos: no Brasil, um dos recursos da telemedicina mais comum é a emissão de laudos através da internet, onde o paciente e o próprio médico tem acesso a determinadas informações, além de ser possível enviar fotos com lesões para análise
detalhada.
É importante ressaltar que este procedimento só será realmente possível se o hospital ou clínica estiver inteiramente equipado para receber este tipo de tecnologia em seus serviços. Investir em tecnologia da informação hoje é algo imprescindível em todas as áreas, inclusive na medicina, já que ela pode salvar mais vidas, além de aproximar o médico do paciente.

Post patrocinado por: Laudo a Distância

Cadastre seu e-mail e receba as novidades do Blog!
Signup today and receive free updates straight in your inbox. We will never share or sell your email address.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *