cha dente de leão

Conheça os benefícios do chá dente de leão

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3.489 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Bastante conhecido por sua beleza e retratada em filmes e fotos, o dente de leão é uma poderosa planta que pode trazer diversos benefícios à saúde.

Original da família dos Asteraceae, ela também é conhecida como alface-de-cão, chicória-louca, quartilho, amargosa e amor-de-homem. Muitas pessoas a consideram uma planta daninha, mas poucos sabem a expansão de benefícios à saúde que ela traz.

Mais do chá dente de leão

Vinda da Europa, o dente de leão é geralmente cultivado em solos onde a umidade é baixa, sua floração ocorre principalmente no período de julho a setembro e delas são utilizadas as folhas, as sementes e o rizoma.

Além disso, suas folhas, famosas em todo o mundo, podem ser consumidas cruas.

Benefícios do chá dente de leão

beneficios cha dente de leão

Considerado uma das plantas medicinais mais versáteis, o dente de leão é rico em vários nutrientes dos quais listamos alguns abaixo:

Receitas de sopa detox fáceis de preparar

Zinco

Com grande efeito oxidante, o zinco presente na planta é um grande aliado na disfunção sexual masculina, principalmente, e na digestão das proteínas;

Vitamina A

Importante para fortalecer e a pele e a visão;

Vitamina K

Ideal para o fortalecimento e desenvolvimento dos ossos;

Ferro

Ideal para o coração e evitar problemas de anemia;

Potássio

Controla a frequência cardíaca, melhora a energia e a condução dos nervos.

Vitamina C

Importante aliada do sistema imunológico;

Vitamina E

Ação antioxidante;

Carotenoides

Importante agente na reparação do epitélio da pele.

Capaz de limpar o organismo, principalmente quando ele é tomado por alimentos e bebidas que não são saudáveis, o dente de leão ainda traz benefícios maiores para o fígado do indivíduo, já que ajuda a reduzir as toxinas do sangue, desobstruindo os canais biliares.

Conheça o melhor substituto do café.

Além disso, pesquisas recentes confirmaram que as folhas de dente de leão possuem efeitos diuréticos poderosos, evitando que o potássio se perca, já que ele é rico deste mineral e, geralmente, os diuréticos costumam perdê-lo.

Como tomar o chá dente de leão

As folhas desta planta possuem um sabor amargo, por isso, prepará-la corretamente é imprescindível para que o gosto não prevaleça.

Dela são aproveitadas as folhas, raízes e flores, cada uma com uma finalidade específica. No caso das folhas e das flores, elas podem ser consumidas refogadas, cruas ou cozidas.

Receita de sopa detox de abóbora.

Já em sua versão moída e torrada, as raízes são boas substitutas do café. Consumidos em cápsulas, chás ou tintura, o dente de leão cresce na grama, porém, é melhor que se adquira o produto em lojas de produtos naturais.

Recomendações

É indicado ingerir cerca de duas a três xícaras de chá de leão por dia ou até três colheres de sopa da raiz. Desta forma, os resultados aparecerão de forma mais eficiente.

Chá dente de leão pode curar câncer, confira o vídeo:

chá dente de leão Contra-indicações 

Mulheres em período de gestação, pessoas com sensibilidade gastrintestinal ou acidez estomacal devem evitar o consumo do dente de leão.

Use o matcha no combate contra o estresse

Isso porque o látex existente na planta pode causar dermatite de contato, causando reações alérgicas, náuseas, diarreia, vômitos, diarreia e pirose.

No caso do uso interno da planta, podem ocorrer hiperacidez. É importante sempre consultar um profissional e fazer acompanhamento médico em todos os casos para que possa ser indicada a melhor opção de ingerir o produto.

Cadastre seu e-mail e receba as novidades do Blog!
Signup today and receive free updates straight in your inbox. We will never share or sell your email address.

Leia Também:

Comments

comments

Um comentário sobre “Conheça os benefícios do chá dente de leão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *