Dicas para manter seu cão saudável ao seu lado por mais tempo

Todo dono de cachorro quer que ele viva para sempre. Mesmo que isso não seja possível, há algumas maneiras de garantir a qualidade de vida do pet e prolongar sua existência pelo maior tempo possível.

Gestos que podem parecer pequenos, como cuidar da saúde ou escolher a ração para cachorro certa, podem oferecer o cuidado necessário para que seu melhor amigo fique saudável por um longo período próximo de você. Confira nosso texto e fique por dentro das dicas!

Dê todas as vacinas e faça visitas periódicas ao veterinário

As vacinas são fundamentais para garantir que a saúde do seu cachorro fique em dia. Além das obrigatórias durante a primeira fase do animal, é necessário vaciná-lo pelo menos uma vez ao ano ou sempre que houver necessidade. Fique atento às doenças que seu animalzinho possa estar exposto e busque sempre se informar em clínicas e hospitais sobre campanhas e afins.

Assim como os humanos, os cachorros também precisam realizar visitas periódicas ao médico para saber se está tudo bem. Não espere ele ter algum problema de saúde, a prevenção é a melhor forma de cuidado com o bem-estar do seu pet.

Escolha a alimentação mais apropriada para o bichano

Cada raça, idade e porte de cachorro pede uma alimentação diferente. Busque informações sobre o melhor tipo de ração para cachorro e nunca deixe faltar água.

Outro ponto de atenção são os petiscos ou alimentos que não são próprios para cachorro. Oferecer um mimo para o seu bichano só é um ato de carinho quando feito de forma consciente e controlada.

Não deixe faltar exercícios e brincadeiras

Os cachorros também precisam praticar exercícios para gastar toda a energia que eles têm. O ideal é que eles andem, pelo menos, 30 min todos os dias. Levá-los para caminhar traz ótimos benefícios como vitamina D e também os mantêm sempre no peso ideal. Além de poder ser um estímulo para dono se exercitar junto.

As brincadeiras, sejam elas apenas de corrida pelo parque/rua ou com brinquedos, estimula o cachorro positivamente, além de fazê-lo feliz por estar em contato com a pessoa mais especial para ele: você.

Garanta um ambiente saudável e cheio de amor

Um cachorro precisa de um ambiente estruturado para se desenvolver de forma saudável e ser feliz. Crie uma rotina e também limitações para o seu pet. Detalhes como a hora de dar a ração para cachorro, caminha própria e até treiná-lo – com reforços positivos, sem punições ou formação de barra – ajudam o pet a conviver em harmonia e tranquilidade.

É claro que o amor também não pode faltar, afinal, cachorros são animais que demandam atenção e muito carinho. Por isso, abuse nos mimos – eles com certeza irão retribuir.

Outros cuidados como higiene constante e necessidades específicas de acordo com a raça e a personalidade do seu cachorro, somados às essas dicas irão te ajudar a ter esse membro tão amado da família por ainda mais tempo!

Cadastre seu e-mail e receba as novidades do Blog!
Signup today and receive free updates straight in your inbox. We will never share or sell your email address.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *