Dieta do ovo cozido – Como funciona, o que é e como fazer

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Hoje em dia, a busca por dietas que estimulam a perda de peso de forma rápida é enorme. Ao redor do mundo, especialistas têm buscado fórmulas e opções que possam ser seguidas para os praticantes de dieta e que  tragam resultados, de fato, eficientes.

Como é o caso da dieta do ovo cozido, uma opção que oferece perda de até 14 quilos em até 2 semanas. Esta dieta é focada no consumo de ovos cozidos, frutas e legumes e é mais razoável que outras, já que não exclui drasticamente o consumo de calorias.

Como funciona a dieta do ovo cozido

Nesta dieta, é recomendado consumir um ovo cozido antes das refeições durante o dia. Desta forma, o nível de saciedade aumenta, evitando as perigosas “beliscadas” no decorrer do dia. A dieta deve consistir em hipocalóricos, ou seja, alimentos que contém menos calorias do que o metabolismo precisa para realizar as atividades diárias, ocasionando consequentemente a perda de peso.

Por que incluir os ovos na dieta?

Sendo esta uma opção de dieta diferente das demais, fica a dúvida: por que optar pelos três ovos? Confira abaixo os principais motivos desta escolha baseada no conceito da dieta do ovo cozido:

  • Rico em proteínas e gorduras, o ovo garante uma digestão mais lenta que outros alimentos, o que ajuda a manter o corpo saciado por mais tempo. Estas proteínas, que precisam ser quebradas em aminoácidos, exigem do corpo maior gasto energético, fazendo uso das reservas do organismo para auxiliar a digestão.

 

  •  O ovo também é rico em vitamina B12, um nutriente que auxilia na redução de reservas de gordura no organismo, além de ajudar no processo de metabolismo. Além disso, o ovo também fornece mais energia, o que pode auxiliar na prática de atividades físicas, parte importante do processo de emagrecimento.

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Como funciona a dieta do ovo cozido

 

  • O triptofano é um aminoácido que estimula a produção de serotonina, uma espécie de neurotransmissor do cérebro, e ele também está presente no ovo. A serotonina tem em suas funções o controle do apetite, além de diminuir o stress e a ansiedade. Se consumido de forma correta, ele é capaz de controlar a compulsão alimentar e a fome hedônica – aquela que nos dá vontade de comer, mesmo quando não temos fome.

 

  • Geralmente, logo cedo nosso nível de glicose está abaixo do normal, já que durante a noite ficamos de jejum por algumas horas. Por isso, nosso corpo precisa de carboidratos para repor esta quantidade de açúcar no sangue. Sendo assim, nosso corpo precisa pela manhã de uma combinação de carboidratos e proteínas, senão os níveis de glicose sobem muito rapidamente, obrigando o organismo a liberar uma certa quantidade de insulina para levar a glicose às células. Já que não possui carboidratos, o ovo ajuda a manter os níveis de glicose no sangue controlados.

O ovo e o colesterol

Bastante controverso, o ovo é aclamado por muitos, porém, outros o condenam por ser uma fonte de colesterol. No entanto, pesquisam já comprovaram que sua quantidade de colesterol não é elevada no organismo, mesmo que seu consumo seja feito 3 vezes ao dia.

Isso ocorre porque o fígado já produz colesterol e durante esta dieta, ele tende a produzir menos. Além disso, o ovo é um dos alimentos mais ricos do mundo e fonte de diversos outros nutrientes.

Então é isso, certifique-se que este é o tipo de dieta ideal para você e procure um médico para acompanhá-lo neste processo.

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