o que é jejum intermitente

Jejum intermitente – Conheça os benefícos

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Muito se ouve falar sobre como emagrecer rápido e de forma eficaz. Dietas milagrosas prometem queima de gorduras, redução de peso, porém, nem todas de forma saudável. No entanto, uma forma de emagrecer tem chamado bastante atenção ultimamente: o chamado jejum intermitente.

Tido não somente como uma dieta, mas um estilo de vida, o jejum intermitente consiste em regular os períodos de alimentação com períodos de jejum, ou seja, ele não trata sobre o que você come, mas sim, quando você come. 

Histórico do jejum intermitente

O jejum é uma prática muito antiga e comum em diversas religiões como o cristianismo e o budismo.

Ficar por um longo período de tempo sem comer pode significar algum tipo de sacrifício ou até mesmo necessidade, já que nossos ancestrais muitas vezes não tinham comida suficiente para fazer cerca de três refeições durante o dia.

Por conta disso, o corpo humano foi evoluindo e sendo adaptado para poder aguentar longos períodos de tempo sem comer.

Como funciona o jejum intermitente

Neste processo, os níveis hormonais do indivíduo são alterados, afim de que o corpo as torne disponíveis às células, que iniciam um processo de recuperação, modificando a expressão dos genes positivamente.

Com isso, os hormônios de crescimento variam, podendo ficar até cinco vezes maiores (o que é bom para o organismo, já que auxilia na queima de gordura).

Também são reduzidos os níveis de insulina no sangue, permitindo que a gordura presente no corpo esteja disponível para ser queimada e alterações nos genes ligados a proteção de doenças e longevidade. 

Confira um vídeo completo sobre o Jejum intermitente

Benefícios do jejum intermitente

São diversos os benefícios trazidos pela prática deste tipo de jejum. Abaixo listamos alguns deles para que você possa entender melhor:

Benefícios ao Coração

Este tipo de jejum intermitente pode trazer benefícios à prevenção de doenças ligadas ao coração, já que ele reduz a triglicérides, a resistência à insulina, a glicose e o colesterol LDL (o chamado “colesterol ruim”.

Perda de peso

Com está prática, a perda de peso se dá de forma que o indivíduo não precise controlar o consumo de calorias como precisaria fazer no caso de uma dieta convencional.

Benefícios ao cérebro

Com esta dieta, o hormônio BDNF é beneficiado, permitindo que novas células nervosas sejam criadas. Estas células, por sua vez, estão ligadas a prevenção de doenças do cérebro, como o Alzheimer.

Antienvelhecimento

Em estudos feitos com ratos, foi constatado que os animais que praticaram este jejum viveram cerca de 37% a mais que os outros. No entanto, com seres humanos estes estudos ainda estão em fase inicial.

Como fazer o jejum intermitente

Há alguns tipos de jejuns intermitentes que podem ser praticados de acordo com a necessidade ou escolha de quem o pratica:

Período de 16 horas

Este tipo de jejum consiste em comer em uma janela de tempo de 8 horas por dia e deixar de se alimentar pelas próximas 16 horas.

Período de 24 horas

Neste jejum, que pode ser feito em no máximo duas vezes por semana, o indivíduo passa 24 horas sem se alimentar, tendo uma refeição somente no mesmo horário e que fez a do dia anterior.

Período de 36 horas

O jejum de 36 horas requer mais cautela e não pode ser praticado por qualquer pessoa. Ele deve ser acompanhado por um profissional e somente por quem já pratica o jejum intermitente há algum tempo.

Contra indicações do Jejum intermitente

como fazer jejum intermitente

Este tipo de alimentação para quem busca emagrecer de forma saudável é bastante benéfico.

Porém, é importante ressaltar que ele sempre deve ser acompanhado por algum profissional que lhe indique o melhor tipo de jejum a fazer, além de sempre consumir alimentos saudáveis e com os nutrientes necessários à sua saúde.

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