O que é matcha

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6.456 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Com certeza você já deve ter ouvido falar dos benefícios de se tomar chá diariamente para a sua saúde. Além dos chás calmantes, temos os chás que previnem doenças, que ajudam no emagrecimento e que te dão mais disposição para levar o dia adiante. Afinal, o que é matcha ?

Na lista dos que desejam perder peso rápido, provavelmente o chá verde deve estar no topo, pois age diretamente na gordura corporal, auxiliando no emagrecimento natural e saudável.

Além disso, ele trabalha na prevenção de algumas doenças como a diabetes e a hipertensão.
Porém, o chá verde vem cedendo espaço para o Matcha, outro chá verde proveniente da mesma planta, porém, mais saboroso e concentrado. Mas afinal, o que é matcha?


Tanto o chá verde quanto o Matcha são vindos da planta oriental Camellia sinensis, assim como o chá preto e branco. Mas, se todos vêm da mesma planta, o que muda?

Cada chá possui um modo de confecção e preparo diferente, além de suas matérias primas virem de partes específicas da planta. Embora o Matcha seja novidade no Ocidente, no Oriente Médio ele é comum. Descubra agora o que é matcha. Continue a leitura de descubra o que é matcha.

 

O QUE É MATCHA – COMO O MATCHÁ É FEITO

o-que-é-matchá-cha-verde

O preparo deste chá começa ainda na planta, antes da colheita, quando ela é coberta para ser protegida do Sol, deixando a folha mais verdinha e aumentando a produção de aminoácidos. Depois disso, os brotos mais atraentes são colhidos manualmente e suas folhas são esticadas para secar.

Quando secas, as folhas são moídas e o resultado que temos é o pozinho verde, que é o produto final.

Como pode ver, é tudo feito artesanalmente.

Aprenda como Preparar o Matchá.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO CHÁ MATCHÁ

o-que-é-matchá-cha

Embora muitos pensem que, por ser um chá diurético, ele auxilie apenas na perda de peso e na retenção de líquido, o Chá Matchá possui outros benefícios saudáveis, sendo alguns deles:

  • Devido aos antioxidantes, como o epigalocatequina, o Matchá também auxilia a prevenir o câncer. Seu antioxidante age como um combatente natural às células cancerígenas;
  • Ao tomar este chá, seus músculos agradecem, principalmente se você pratica exercícios frequentemente, pois ele ajuda na recuperação muscular;
  • E se colesterol é um medo constante, saiba que ele irá te ajudar com a redução dos níveis de colesterol ruim, por ser rico em fibras;
  • Vai te ajudar a manter a disposição, atenção e a aliviar o stress. Por conter a L-teanina, aminoácido estimulante para o cérebro.
  • Ajuda a diminuir a celulite;
  • Ajuda na retardação do envelhecimento devido aos polifenóis e os antioxidantes.

Além de outros benefícios. São tantos, não? Mas atenção, um chá poderia ser considerado um tipo de medicamento e, como tal, o chá matchá possui efeitos colaterais.

Saiba mais detalhes sobre os Benefícios do Chá Matcha.

EFEITOS COLATERAIS DO CHÁ MATCHÁ

Se tomado em excesso, ou seja, além do recomendado, você poderá sofrer com:

  • Insônia;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no estômago;
  • Irritação;
  • Diarreia;
  • Azia.

Tudo isso se dá por conta da grande concentração de cafeína, clorofila e antioxidantes. O número recomendado máximo, em gramas, de matchá que você pode tomar por dia sem medo é de 20g. Isso dá, aproximadamente, 05 xícaras por dia, mas uma antes do almoço já produz grandes efeitos.

Conheça a importância de outros chás.

CUIDADOS COM O MATCHA

Se você está passando por uma dieta acompanhada por um nutricionista, questione-o se pode tomar. Além disso, se possuir alguma doença estomacal, como gastrite e úlcera, não é recomendado o consumo do Matcha.

Conheça um remédio natural para gastrite

Remédio natural para diabetes

Evite tomá-lo se você sofrer de ansiedade por ser um chá estimulante. Há também quem não recomenda o consumo para quem sofre de labirintite.

ONDE COMPRAR MATCHA

Você poderá encontra-lo em lojas de produtos naturais. Fique atento aos ingredientes descritos na embalagem, pois as versões industrializadas possuem conservantes, fertilizantes e outros produtos usados para a aceleração do crescimento da planta. Confira alguns preços aqui.

USADO COMO INGREDIENTE DE RECEITAS DIFERENTES

o-que-é-matchá-receitas

MATCHA O QUE É

O Matcha não é apenas usado para fazer chá. Como ele vem em pó, vários cozinheiros ao redor do mundo vêm inventando e reinventando o uso dele em bolos, doces, sorvetes, pães, sucos, vitaminas… Quase todas as receitas que são á base de chá verde conseguirão funcionar em harmonia com ele.

Mas se quiser o chá tradicional, não recomendo que o ferva junto com a água ou ele te dará um gosto desagradável.

Ferva a água primeiro, algo em torno de 50 ml. Coloque o pó na xícara (uma ou duas colheres) e despeje a água lentamente. Em seguida, mexa até diluir e adoce á gosto.

Descubra as Contra Indicações do Chá Matcha.




Cadastre seu e-mail e receba as novidades do Blog!
Signup today and receive free updates straight in your inbox. We will never share or sell your email address.

Comments

comments