Use o chá Matcha no Combate Contra o Estresse

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.687 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Cada vez mais presente no nosso dia a dia, o estresse pode estar atrelado à tarefas cotidianas. Embora, em vários casos, ele possa ser positivo para te ajudar a agir mais rápidos, por outro lado pode ser inoportuno para quem convive com altos níveis de estresse.

É pensando nisso que hoje nós trazemos uma dica de chá que promete te ajudar a aliviar o estresse, além de trazer outros tantos benefícios para sua saúde!

Extraído da planta Camellia Sinesis, assim como o chá verde, o chá matcha chegou ao ocidente com promessas altas e um excelente índice de aprovação. Entre todas suas promessas e benefícios, há o combate contra o estresse.


O QUE É CHÁ MATCHÁ?

O matcha é um chá japonês que faz parte do dia a dia dos nossos irmãos asiáticos. Utilizado de várias formas, é vendido em formato de pó, o que dá a você o direito de consumi-lo como chá ou de adicioná-lo em receitas frias e quentes.

Seu preparo é totalmente artesanal. São retiradas da planta suas folhas mais verdes e postas em local protegido contra o Sol. Depois de um tempo, são amassadas até ganharem a consistência em pó, bem fininho, verde e atraente.

COMO É USADO?

Seu uso varia desde o simples chá em água fervida, até bolos, pães, sorvetes, sucos detox e shakes. Há várias receitas que dão dicas, das mais variadas, de como inovar no consumo de matcha sem enjoar.

Ele também é usado em cerimônias de chá, no Japão, onde a tradição é mais rigorosa e requer um apelo cultural mais intenso.

O QUE É ESTRESSE?

o-que-e-estresse-bebendo-matcha

Antes de avançarmos para entendermos porque o matcha é um excelente aliado contra o estresse, vamos entender, primeiro, o que é o estresse e sua causa.

O estresse é difícil descrever, pois pode causar depressão, ansiedade, raiva, frustração, irritação, nervosismo, medo, preocupação, cansaço, etc.


Além de sua motivação variar tanto quanto suas causas também, podendo ser um ambiente novo, uma situação nova ou um trauma.

Além disso, o estresse pode ser agravado, ou não, por medicamentos, cafeína, tabaco e álcool.

Ele também poderá estar presente em atividades cansativas, repetitivas ou frustrantes, como o TOC (transtorno obsessivo compulsivo) e síndrome do pânico.

Quando o estresse está em níveis que seu corpo começa a não gostar dos resultados, ele começa a emitir tipos de alertas. Entre eles, você sentirá um aumento no ritmo cardíaco, batimentos acelerados, tremores e tonturas.

PORQUE O CHÁ MATCHA É O MELHOR CHÁ PARA ESTRESSE

o-que-e-estresse-bebendo-matcha-contra-angustia

Os benefícios do chá matcha só acontecem devido a sua lista gigante de antioxidantes.

Mas no caso do estresse, o antioxidante que ele produz, e que nos interessa aqui, é o L-teanina. Um aminoácido ligado diretamente ao alívio do estresse e aumento da concentração.

O “truque” está em ele desacelerar a frequência dos batimentos cardíacos, além de diminuir a pressão arterial. Essa combinação causa tranquilidade e sensação de calmaria, coisas que são necessárias para aliviar os níveis de estresse.

 

POSSO TROCAR MEU MEDICAMENTO POR MATCHÁ?



Se você está tomando calmantes, ou qualquer outro medicamento que sirva para combater o estresse, consulte ao seu médico a melhor forma de testar o chá sem afetar seu organismo negativamente.

O matcha é um chá com altos níveis de antioxidantes e, por isso, deve ser consumido com moderação e cautela.

 

Gostou desse novo segredo do matcha? Se você quiser conhecer mais dicas de como combater o estresse e a ansiedade acesse esse link e conheça algumas dicas que me ajudaram muito, até mais 🙂

Cadastre seu e-mail e receba as novidades do Blog!
Signup today and receive free updates straight in your inbox. We will never share or sell your email address.

Leia Também:

Comments

comments

Um comentário sobre “Use o chá Matcha no Combate Contra o Estresse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *