Inep Cria Novo Diretorado para Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica

Inep Cria Novo Diretorado para Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica mar, 14 2025

Nova Estrutura Diretiva no Inep

O Ministério da Educação do Brasil (MEC) trouxe novidades significativas com a criação do Diretorado de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Formalizado pelo Decreto Presidencial nº 12.158/2024 em 3 de setembro de 2024, esse movimento marca um passo importante rumo ao aprimoramento da educação profissional no país.

Com a nova diretoria, o Inep passa a ter uma estrutura dedicada exclusivamente à definição de parâmetros e critérios para a avaliação dessa modalidade de ensino em todo o território nacional. Esse esforço envolve a colaboração ativa com sistemas de ensino federais, estaduais, distritais e municipais, assegurando que os processos avaliativos sejam amplos e inclusivos.

Inovação e Tecnologia em Dados Educacionais

Simultaneamente, foi criado um Centro de Tecnologia, Inovação e Ciência de Dados no Inep. Este centro é responsável por desenvolver mecanismos de disseminação de informações e gerir dados educacionais relacionados a processos de pesquisa e avaliação. O objetivo é aprimorar a maneira como os dados são utilizados para informar políticas e práticas educacionais.

Desde sua fundação em 1937, o Inep tem sido um pilar na produção de evidências educacionais, operando por meio de avaliações, exames, pesquisas estatísticas e gestão do conhecimento. As novas adições à estrutura da instituição não apenas modernizam, mas também ampliam a capacidade do Inep de conduzir estudos aprofundados e disseminar informações críticas para o desenvolvimento da educação no Brasil.

A implementação da nova estrutura está em consonância com as responsabilidades atualizadas pelo Decreto nº 11.204/2022, o que inclui ajustes na equipe e no quadro operacional do Inep. Assim, a instituição se fortalece como referência na área de avaliações e dados educacionais, essencial para a formulação de políticas públicas bem fundamentadas.